Graças aos Moderadores do Fórum do WordPress.com, consegui recuperar o post mais lido de meu Blog, segue o texto (18/08/2007):

Durante esta semana em uma aula, houve uma discussão e a apresentação de como é a Saúde no Mundo. Ficamos admirados como ela é vista e executada em vários países. Vimos que o Brasil está muito a quem de ter um Sistema considerado Bom! Mas também existem vários países onde não há nenhum comprometindo ou estão mais desorganizados (é existem!) que o Brasil. Como foi dito pela Professora, infelizmente nós da área da saúde, vivemos da doença. As pessoas ficando doente, é dinheiro para nós! É trágico isso mas, é a realidade na qual estamos inseridos. Já em outros países os profissionais ganham pela prevenção e até bonificações por manterem pacientes com ótimo estado de saúde.

Há vários que defendem ferrenhamente o Sistema Único de Saúde, como o melhor plano do mundo! Bom, se for visto pelo lado teórico (o dito papel) ele é praticamente perfeito. Mas como em toda e qualquer organização, tudo que está no “papel” é ótimo mas a prática não é bem assim. Mas o que vemos hoje no Brasil é que os Planos de Saúde estão cada vez aumentando de número e também no valor pago para cuidar da Saúde; o SUS desorganizado hierárquicamente; o enorme pedaço da pizza do PIB para saúde sendo desviado, enfim, o que fica explícito é que a Saúde no Brasil não é a ideal, por motivos meramente políticos e financeiros.

Não estou aqui dizendo que governo A, B ou C é péssimo, mas pode ser dito que todos entram em concordância com este sistema “sujo”.

Está havendo uma mudança neste paradigma, principalmente com a criação da ESF (ou USF, PSF), e outros projetos, que ficamos na expectativa que mude logo a Saúde no Brasil.

Abraços, espero comentários e sugestões!

Visite o Fórum da Enfermagem Brasileira: http://www.enfermagembrasil.rg3.net

Anúncios